sábado, 27 de fevereiro de 2010

Homenagem - Lee Alexander McQueen - 1969/2010

Alexander McQueen foi um estilista britânico. McQueen sucedeu John Galliano na Givenchy em 1996.
Fazia parte do grupo formado por Galliano e Stella McCartney que estudaram na Saint Martins. Desenhou roupas para as personalidades como Beyoncé, Fergie, Rihanna, Janet Jackson, Mary J. Blige, Lady GaGa, Naomi Campbell, Sarah Jessica Parker, Cameron Diaz, Sandra Bullock, Cate Blanchett, Anna Paquin, Katie Holmes, entre outras.

Foi encontrado morto no seu apartamento em Londres, após cometer suicídio, de acordo com o jornal Daily Mail. A morte de Alexander McQueen ocorreu dias antes da Semana da Moda de Londres.


Texto publicado na edição do Expresso de 20 de Fevereiro de 2010:

" (...) McQueen ganhou várias vezes o mais importante prémio de design de moda britânico, foi alguns anos estilista de Givenchy mas os charmes de França não o seduziram, voltou para Londres, associado a Gucci. Desenvolveu então as suas criações mais ousadas em material, traça e ambiente em que as mostrava. Críticos chamaram-lhe um romântico do século XXI, com imaginação prodigiosa e visão negra do mundo. Tinha uma relação de amor-ódio com a beleza e com mulheres. Inspirava-se em Jerónimo Bosch e nos crimes de Jack o Estripador. E, da concepção global ao pormenor mais pequeno, tinha instinto rigoroso em tudo quanto fazia. Na glória das passagens de modelos percebia que a ordem das coisas não era aquela - "São só roupas, está a perceber?" - respondeu um dia a uma admiradora. "


Sem comentários:

Enviar um comentário